Entender como os exercícios físicos podem atuar em questões relacionadas à saúde mental vai impactar a forma como você entende a si mesmo e também o mundo a sua volta. Então, vamos descobrir uma forma eficaz de resolver diversas questões diárias?

Entendendo a depressão
Conhecida como o “mal do século” e chamada de Transtorno Depressivo Maior, a depressão está ligada à perda de interesse que causa impactos significativos no cotidiano, podendo ser persistente ou não. A depressão não é o sentimento de tristeza que pode ocorrer durante o dia ou o luto quando se perde um ente querido, ela está associada a um sentimento mais intenso e duradouro.

Por ser um transtorno mental comum, a depressão pode ser classificada em tipos que variam de acordo com a intensidade, duração ou até outros transtornos associados. É um quadro que afeta milhões de pessoas e traz muitos problemas e dificuldades para a vida de quem sofre deste mal.

 

Combatendo a depressão com exercícios físicos
O transtorno depressivo maior é caracterizado pela falta de vitalidade na hora de realizar atividades comuns, junto com a falta de confiança, culpa, descrença e muito pessimismo. Por isso, é difícil imaginar que alguém com depressão acredite que os exercícios físicos podem ser a solução.

Os exercícios físicos são o caminho para quem quer uma vida mais saudável e praticar exercícios com regularidade faz com que o seu cérebro libere endorfina em maior quantidade gerando uma sensação de bem-estar e tranquilidade.

A prática regular de atividades reduz e combate o estresse diário, além de crises de ansiedade. Isso porque os exercícios atuam como um relaxante e potencializam a sensação de prazer, deixando os seus músculos mais flexíveis e relaxados e eliminando desconforto e dor.

 

Benefício do exercício: Treino de visão
Algumas pessoas praticam exercícios regularmente a fim de garantir um corpo mais saudável e belo. Considerando, que a depressão está associada a autoestima baixa, praticar os exercícios ajudará você a entender como o seu corpo funciona, além de deixa-lo mais agradável aos seus olhos. Inicialmente isso pode parecer impossível, entretanto a prática regular pode dar a força para que você encontre a motivação que precisa.

 

Benefício do exercício: Confiança e bem-estar
Os exercícios atuam no funcionamento do seu cérebro fazendo com que você se sinta mais feliz e no controle da sua vida. Ou seja, os exercícios ajudam você a superar sintomas depressivos associados com a falta de confiança.

Esse processo é resultado da sensação de bem-estar e uma melhora nas relações sociais ou até maior facilidade em perceber e cuidar de sintomas que possam ir aparecendo no caminho.

 

Jogos coletivos e depressão
Nos jogos coletivos você precisa se socializar e interagir com pessoas. E esta coletividade vai lhe ajudar a perceber que você não está sozinho. Os jogos coletivos, por mais aterrorizantes que possam parecer, são de grande valia e ajudam na recuperação, afinal a depressão retira você de grande parte do convívio social e o isola. Os jogos coletivos conseguem trazem você de volta ao convívio dentro de um ambiente seguro e acolhedor.

Geralmente é necessário associar um tratamento às atividades para alcançar resultados mais rápidos e eficazes no combate da depressão.

Na Clínica Bauce você pode cuidar da sua saúde mental através da hipnose clínica, um tratamento que lhe permite compreender melhor seu quadro e alcançar uma melhora mais rápida e efetiva. Através de atendimento de qualidade, o nosso tratamento lhe permitirá iniciar o seu processo de recuperação na busca de vida melhor.

Agende uma avaliação gratuita!